sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Irritação nos olhos

Já perdi duas canárias - não sei porque - mas o problema começou com uma irritação no olho que fazia com que a canária esfregasse o olho no puleiro e isso acabava por arrancar as penas ao redor dos olhos e essa irritação acabava por virar uma infecção onde as canárias vieram a óbito. 
Me receitaram na época um esprei chamado Terra-Contril, não adiantou.
Até que um dia estava lendo a bula de um colírio que o médico havia me receitado, o Claril, na bula dizia que ele tem cloridrato de nafazolina e meleato de feniramina que, funciona para aliviar irritações e coceira e pensei, vou pingar nos canários quando der isso de novo.
E foi o que eu fiz, depois de muito tempo, uma canária apareceu com a mesma irritação e pinguei o colírio, e coincidência ou não, funcionou muito bem.
Segue as fotos:





E esse é o colírio:


2 comentários:

  1. Olá,
    Isso parece-me Tricomonas e é altamente contagioso. Tem de separar já os pássaros com esses sintomas e proceder à desinfeção dos poleiros.
    Veja aí no Brasil qual o medicamento para combate às Tricomonas e tem de fazer um tratamento preventivo aos que não têm sintomas e um tratamento completo aos que estão infetados. No caso dos infetados deve dar o medicamento até à total cura.
    Não esquecer de passados +/- 3 dias, após terminar a medicação, dar a todas as aves um polivitaminico no minimo durante 3 dias seguidos.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderExcluir
  2. Saudações amigo!! Muito obrigado pela atenção!
    Graças a Deus esse não era Tricomonas, com essa ave foi apenas uma irritação que o Claril resolveu, mas já fica o alerta pra mim e para os demais amigos.
    Mais uma vez, muito obrigado.

    ResponderExcluir