domingo, 19 de junho de 2011

Mandarim

A mais ou menos um mês e meio, ganhei um casal de Mandarim,
é um casal jovem e recém formado.
Não entendo nada, absolutamente nada dessa espécie, estou aprendendo
agora.
Eles são encantadores pelas suas cores e pelo seu bico bem vermelho e
tem um canto bem discreto.
Recentemente coloquei material para eles fabricarem seu ninho, 
visto que são conhecidos pelos belos ninhos que constroem, estava
doido para ver a obra de arte que construiriam.
Passado alguns dias estava lá um ninho muito bonito que nenhum
arquiteto colocaria defeito. 
Bom tinha o casal formado, o ninho pronto, agora estava doido para 
ver o filhotes. E para meu deleite ontem (18/06/011) vi o primeiro ovo.
Penso que são iguais a canários, um ovo por dia, por isso fui conferir
hoje o ninho e para minha decepção, só tinha um ovo.
Me falaram que os Mandarins colocam até oito ovos por ninhada, mas 
vou dar desconto para eles, afinal essa é a primeira vez deles e quem sabe
da próxima da certo.
Ah! Esqueci de mencionar, acho que esse ovo não vai vingar, não vejo nenhum
dos dois chocando durante o dia. 
Mas a vida é assim, agente aprende com os erros! 
Segue fotos do meu casal de Mandarim, me disseram que a fêmea não é muito
boa para o macho, ela tem uma pena branca na borda da asa.







Muitas criadores de Mandarim, utilizam o ninho fechado, aquele de caixa e eu como bom teimoso estou utilizando o mesmo de canário, sei lá porque, talvez porque quando ganhei o casal estava super empolgado e coloquei logo esse ninho e agora que eles já aceitaram o ninho, já botaram no ninho, vou deixar esse mesmo.
Contudo, recebi um comentário neste artigo do amigo Lucas do criadouro LFB, que me deu algumas dicas, como por exemplo, colocar mais de um ninho para os Mandarins. Pelo que vi no blog dele, ele utiliza aqueles ninhos de caixa, ele está tendo sucesso na criação, então vou aderir ao ninho de caixa para os meus Mandarins. As dicas que me refiro, estão la no blog do Lucas, blog que eu recomendo. Abaixo segue uma foto do ninho que os meus mandarins construíram.




5 comentários:

  1. Ola estive visitando seu blog bem organizado Parabens,
    Pois bem se me permite tenho alguns caracteres que podem ser o motivo dos seus mandarins...
    Se se entressar estou postando um topico em relação se quiser dar uma olhada talves algo possa lhe audar...
    abço

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito obrigado, para quem está começando, como eu, é muito bom receber elogios assim. Obrigado mesmo.
    Claro, vou dar uma olhada nesse artigo sim.
    valeu!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o que é bom para colocar no fundo da gaiola. Me falarm que não é bom jornal, ai me orientaram pra colocar terra, mas gostaia da sua opinião.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo, quem te disse isso estava referindo ao jornal novo, a tinta do jornal novo é toxica para as aves, recomendo que coloque sim jornal, mas um jornal mais velho, não recomendo de forma alguma colocar terra, pois pode passar alguma bactéria para as aves.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. ganhei um casal de mandarins e soltei no viveiro. Depois resolvi comprar outro casal branco. Soltei no viveiro também. Hj ja tenho mais de quinze. Não param de chocar nunca. O viveiro ja está ficando pequeno, pois tenho calopsitas e diamant de gold juntos. A caixa fechada é mais facil para reprodução. os gastos aumentam na mesma velocidade...rsrsrs...penso até em fazer doação de alguns.

    ResponderExcluir